27 abril 2007

Livro: SEIS BALAS NUM BURACO SÓ


Livro escrito por João Silverio Trevisan (Pedaços de Mim, Devassos no Paraíso, Ana em Veneza, entre outros), lançado em 1999, tem uma resenha bastante esclarecedora do que tem no livro.

João Silvério Trevisan começa seu livro com a história de Joans Félix da Silva, responsável por 34 homicídios entre 1987 e 1995. Joans, depois de ter sua mulher e filha estupradas por marginais, torna-se um matador que se vangloriava: "Ponho seis balas num buraco só" . A partir deste trágico caso, Trevisan se propõe a pensar metaforicamente balas e buracos. Seria a violência inerente ao sexo masculino? O macho típico é aquele que não chora, cospe de lado e se coça antes de sair por aí agredindo? O que define o macho? Em outras palavras: o que torna um homem de fato um homem? São algumas perguntas que o autor tenta responder. Ele mostra como as transformações das últimas décadas, desencadeadas pelas mulheres, colocaram em dúvida o que parecia inquestionável: a existência de uma natureza masculina, supostamente agressiva, competitiva e conquistadora. -- por Patrício Bentes

- Ensaios que nos permitem avaliar melhor qual masculino que decidimos "viver" após a dominação moralista judaico-cristã em nosso mundo.

- Ideal para vc, homem, que não se cansa de se olhar no espelho.

Um comentário:

Maria disse...

Achei excelente. Para mim, enquanto mulher serviu para relativizar um pouco meus julgamentos a respeito do sexo measculino.