13 abril 2006

PODCASTS

Atualmente assino 7 PodCasts.

Berlin von Unten (Berlin por baixo) - talvez o mais inacreditável podcast que já encontrei na Internet.. (em alemão) A Sra. Cláudia Marschner trata da morte em todos os programas. São curtos, não mais que 5 minutos, raramente passando disso. Trata do tema dos que ficam, dos que optam por ir mais cedo, da dor da perda e das questões que envolvem a morte. Ela fala bem, tem uma voz grave que até vai bem com o tema. Não tem fundo musical, nada. Só a voz dela, um recado e fim. Ela tb tem um livro (Bunte Särge - Caixões coloridos) que pode ser comprado na Amazon, lamentavelmente tudo em alemão.

Berlin Zentrum (Berlin Central) - dois locutores, Bob e Rob. Vão a uma estação de metrô em Berlim, anexam o tema do dia (pelo calendário de efemérides ou pela mídia) e juntam tudo num bate-papo rápido, delicioso, sem muita sonoplastia, apenas os ruídos do local. A grande sacada: dividem o podcast deles em várias partes de não mais que 2-3 minutos. No fim de cada parte pedem que vc toque alguma música de sua coleção de mp3 para alegrar o tema e em seguida ouvir a próxima parte do programa. Em alemão.

Estação Independente - Rio de Janeiro / BR - Também dois locutores apresentam a cena independente da música brasileira atual. Muito bem editado, faz com que as partes do podcast possam ser acessadas individualmente, apresentando sub-menus, da música que está sendo tocada (visível apenas no iPod). Tudo que é grupo novo e desconhecido fazendo rock, ruído, punk e outras misturas tem espaço nesta rádio. Os caras escolhem bem e o som é perfeito.

Impressões Digitais (IDig) - apresentado por Sergio Vieira da Silva - está estreando na minha lista de podcasts. Não tem regularidade nos programas, faz tipo qdo tem vontade, e trata de atualidades, informática e boa música. Qdo ouvir mais, comento de novo. Ou vc mesmo pode comentar!!!

Podcast INFO - Minuto TECH (da revista Info) - prá quem quer saber o que rola no mundo da informática, um minuto ou dois de alta tecnologia. Curto e interessante. Bem mais legal que ler toda revista INFO Exame.

Radio Jardin Podcast Central - Esse, por incresça que parível, é produzido na Áustria, apresentação bilingue (espanhol e um alemão austríaco prá lá de sofrível). Uma moça apresenta em espanhol, parece que é seu marido que apresenta em alemão. É trash total. Eles não tem a mínima habilidade em frente ao microfone que fica mudo por segundos, mas acabam desenvolvendo um tema. Toca música de vários países latinos tanto daqui como da Europa. Vale pelas músicas e também pelos temas que criticam como consumismo, xenofobia etc. Um por semana.

Rosso Pomodoro Podcast - Sem dúvida, no mundo dos Podcasts que até agora ouvi, este o melhor elaborado, mais culto, mais bem produzido, com uma sonoplastia impecável, ruídos, inserções extremamente bem-humoradas, textos que tratam da história recente e antiga de várias regiões européias, tudo apresentando com sutis opiniões sobre a atualidade brasileira. Dois brasileiros moradores na Itália apresentam esse podcast prá lá de irreverente porém extremamente sério. Da lista, este sem dúvida, é o primeiro a ser escutado.

E se você quiser adicionar algum outro endereço que realmente valha a pena, fique à vontade. Deixe seu comentário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Walter,

Quebramos um ovo aqui, porque sabemos que tu merece. Tamos de olho no teu blog, ré, ré! Vide nosso "Grande Irmão".

O ovo foi quebrado aqui por razões mercantilistas.

Abraços,

Vito & Federico

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado