26 setembro 2009

EUA - post 3





Diversidade: uma 5a feira comum na Universidade de Maryland. Numa das salas um encontro de muçulmanos. Umas poucas de burka, quase todas de lenço na cabeça (desculpe, esqueci o nome desse lenço), os homens vestidos elegantemente, tenis no pé é raridade. Na sala ao lado, encontro mensal dos latinos e simpatizantes. Sala repleta de rostos indígenas, extremamente moleques e alegres. Tudo isso acontecendo no Centro Acadêmico Central da Universidade. Tem ainda uma sala de recreação com mais de 10 mesas de sinuca, várias máquinas de flipper, 8 pistas de boliche, pinguepongue etc.

Saio do Centro Acadêmico. A 50 m de distência para cada lado, temos "Air Force Central Something" (não lembro o nome certo). De repente a porta abre. Saem uns 20 garotos e garotas misturados, organizados em ordem de tamanho, punhos cerrados, e 3 comandantes vestidos como um pé de cactus no deserto. Gritam alto para que os recrutas respondam altos. Ao lado, 8 quadras de tenis repletas de estudantes que ignoram os gritos de ordem dos colegas. Não há sorrisos nestes recrutas. Olham ríspidamente para frente e chega a ser alegremente ridículo todo o teatro. Mas é levado extremamente a sério, num país formado por patriotas, onde há várias casas com bandeiras americanas penduradas em mastros na entrada. Carros tem adesivos "my son is a Navy" ou "my son is in the Army"... etc.

A "Air Force Central número dois" do outro lado, que havia comentado acima, tinha mais gente. Uns 40 membros, que já estavam perfilados quando fui procurar um telefone público. Engraçado que os recrutas não tem uniforme. A ordem unida é feita com terno ou roupas de festa. Tem muita mulher no meio, elas sempre de calça, óbvio. Muitas perguntas são feitas aos recritas que toda vez esticam seus punhos fechados para o alto para pedir permissão para responder. Impressionante o desejo de receber e cumprir ordens.

Enquanto isso os muçulmanos festejam, os latinos paqueram, os esportistas jogam tenis, e minha mãe se surpreende com a salada de sabores que não se misturam.

Nenhum comentário: