27 novembro 2007

Critica de cinema - CASA DE ALICE

[polemizando]
Afinal, se não há polêmica, há apenas "baba-ovo". Então, seguindo a ordem hipócrita das coisas, primeiro do que gostei: interpretações de mãe e filhos e a ex-mulher do Nildo espetaculares. Os 3 meninos estão muito bem.
A cena do "desculpa qq coisa" do pai da amante do marido tb é muito boa dramaturgicamente, pena q perdida num contexto de nada antes nada depois.
O roteiro é muito bom, bem costurado, tem situações e metáforas fortes.
Agora não gostei:
- pretensão de criar o clima de tempo de cinema europeu (cheio de buracos, de tempos mortos, como aquela cena de mãos no ônibus q se repetem ad nauseum)
- aquela pretendente a atriz que fez a amante do marido, não tinha nada melhor?
- a primeira cena denota uma direção de arte pra lá de tosca, q não se modifica durante praticamente todo o filme.
- Direção de ator, boa, mas podia ser bem melhor em alguns momentos (ligar o abajur da avó numa tomada q não existe, o acordar de Alice, entre outros momentos).
- DECUPAGEM!!!! socorro.
- Por fim - montagem - claro que vão dizer que é de propósito, mas não tem um ponto de conexão entre cenas, não há cola, não há aprofundamento dramatúrgico. Portanto, o filme acaba envolvendo e resfriando, envolvendo e aliviando, é um estica - empurra constante, primeira e ponto morto. Não anda.

como sempre, muitos filmes nacionais atuais (exceto Tropa de Elite q não tem um escorregão) vai no "vai que dá" e bota no ar. Claro q dá, mas não é redondo. Tem sempre um pouco de sujeira. Se fosse diretor de um filme com alguma sujeira, eu limparia antes de botar em cartaz. Razões há para não se perder tempo com isso.

Um comentário:

Ana disse...

isso aí, concordo com as observações sobre o filme brasileiro, é bom, mas vai na base do que dá e podia ser melhor...
crimes de autor é muito bom!
agora quero saber teu secredinho