Quem é ingênuo suficiente a acreditar que as Redes Sociais foram feitas para manter você conectado e interligado a seus amigos e conhecidos? Pode até ser, mas se assim fosse, uma frase colocada hoje estaria disponível daqui a um ano ou dois, o que não é o caso. Todas as novas Redes Sociais mantém apenas os dados atuais para visualizar. Coisa do mês passado dificilmente será visível. Para você, para seus amigos. Mas não para os donos do serviço. Pense comigo: existe uma ferramenta que custa um dólar por mês, chamada Tweetake, que faz um belo gráfico do movimento de mensagens do Twitter. Será mesmo, caro leitor, que só mesmo algum usuário mais curioso quer saber TUDO o que vem sendo conversado e discutido em redes sociais? Abaixo, farei algumas digressões do que eu, se fosse dono de um grande sistema de Rede Social, faria com todas as mensagens que passam pelo sistema:
- gráfico de quantas pessoas repassam ou divulgam informações específicas sobre algum caso relevante acontecido em sua cidade, estado ou país.
- gráfico se estas pessoas identificadas acima, são ou não residentes nestas regiões.
- gráfico de quanto tempo discussões polêmicas permanecem ativas e com grande troca de mensagens
- gráfico de picos e fundos destas discussões polêmicas. Qual o limite máximo e mínimo de mensagens enviadas a partir de algum acontecimento polêmico.
- posições favoráveis, contrárias ou independentes sobre determinado assunto
- perfil dos responsáveis por estas posições
- atividades culturais mais discutidas e mantidas em foco por algum grupo específico de usuários
- qual a dinâmica da troca de assuntos por um grupo específico de usuários, como estes se interrelacionam, concatenam, modificam.
- quais as fontes de mídia mais utilizadas por grupo específico de usuários? E em que assuntos?
Veja, eu não sou nenhum chefe de estado. Imagine quantas outras pesquisas podem ser feitas em cima de tudo aquilo que alimenta este impressionante banco de dados. E todos nós entregamos irresponsavelmente todo esse ouro aos bandidos que irão nos exterminar no futuro. Show de masoquismo coletivo? Vade retro, satanás!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário